08 abril 2013

0

Brincar ao ar livre..:

Ola meninas hoje vim falar da importância de deixar as crianças brincarem ao ar livre...
Este final de semana viajamos para Mato Grosso e lá não resisti e deixei o Alvaro brincar um pouquinho na terra, nossa pra ele foi uma experiência totalmente diferente, de inicio ele ficou com um pouquinho de nojo, mas aos poucos foi se soltando e se sentindo a vontade, quando eu era criança sempre brinquei na terra e com animais e quero que o Alvaro também possa ter essas aventuras :]
Algumas mamães tem extremo horror ao ver os filhos sujinhos de terra, então resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto e teve uma matéria que achei muito interessante..
 Filhos brincando na areia, descalços, levando objetos que caíram no chão na boca. Cenas que podem levar os pais mais preocupados ao desespero com medo de possíveis doenças.


Pesquisas, porém, colocam em cheque essas preocupações.
Segundo a pediatra e alergista Fátima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, o contato com alguns microorganismos é importante porque ensina o sistema imunológico dos pequenos, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente.
"É dessa forma que o organismo cria anticorpos e melhora a sua resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa. Além disso, o organismo tem capacidade para lidar com germes, bactérias e microorganismos presentes no meio ambiente. Não devemos subestimá-lo", esclarece.


Mas a pediatra explica que é importante tomar alguns cuidados, é necessário ter bom senso na hora de deixar a criança brincar com alguma coisa que é suja, por exemplo.
Apresentada pelo médico inglês David Strachan, em 1989, a Teoria da Higiene também sugere a hipótese de que crianças que vivem em ambientes extremamente limpos e estéreis são mais propensas a desenvolver doenças, como as alergias.
Fátima explica que por isso é importante que a criança tenha contato com a natureza e não com o que é sujo. "Estudos mostraram que crianças que vivem em ambientes rurais com devida higiene realmente têm menor número de alergias."
De acordo com a pediatra, entrar em contato com a natureza é a maneira existente para criar anticorpos. Mas ações como manter uma boa alimentação rica em nutrientes também ajudam bastante. No caso dos bebês, a amamentação é a chave. Ela deve ser prolongada o máximo possível. "O aleitamento materno, assim como a placenta, passa para o bebê anticorpos já existentes no organismo da mãe.
A conclusão dos especialistas é a seguinte: as crianças devem ter contato com a natureza desde que aprendam a importância de se lavar as mãos após essas atividades, antes de comer, após usar o banheiro, quando chegar em casa. E para as mamães, fica o pensamento de que vale superar o medo da "sujeira" e estimular o contato do filho com a natureza por uma vida mais saudável!
Por:
Larissa Alvarez 



Brincar faz bem a saúde :]

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ola! Obrigada por ler o meu post e fico muito feliz por deixar um comentário...
Muito Obrigada pela visita, volte sempre :)

Design: Acessórios e personalizações de blogs| Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012