16 fevereiro 2014

6

Bicho Geográfico.

Olá pessoal.... Depois de um tempinho longe do blog, voltamos com um tema que está me tirando do serio aqui em casa, o bicho geográfico, você sabe o que é? Como pega? E de onde vem?
Com as ferias da creche tive que arrumar uma pessoa pra cuidar do Alvaro, e do nada ele aparece com uma ferida no pé e quando vejo estava lá  o caminho do bicho geográfico.



 Conhecida popularmente como bicho-geográfico, a larva migrans cutânea é transmitida através das fezes de cães e gatos, que ficam expostos nas areias, parques e quintais das residências. Os ovos do bicho-geográfico são eliminados junto com as fezes dos animais e, quando em contato direto com o calor e umidade, evolui de forma rápida atacando a pele  de adultos e crianças que são infectados. A contaminação pelas larvas do bicho-geográfico ocorre com mais incidência nos países tropicais devido o clima quente e úmido dos locais que auxiliam para sua evolução.

Sintomas

As pessoas contaminadas com o bicho-geográfico apresentam sintomas clássicos como inchaço, inflamações nas regiões afetadas, coceira acompanhada de manchas avermelhadas e infecções. Mas uma das características mais fortes da transmissão pelo bicho-geográfico está o aparecimento de desenho de um mapa nas regiões do corpo que ficam em contato com o solo com maior frequência como os pés, as costas e mãos.
Apesar dessas serem as regiões do corpo mais propícias a contaminação, as larvas podem entrar em qualquer parte do corpo. Ao penetrar na pele, o bicho-geográfico se movimenta rapidamente no tecido subcutâneo criando essa imagem semelhante aos riscos de um mapa, que causa irritabilidade na pessoa infectada.Em alguns casos, a larva do bicho-geográfico pode emitir substâncias tóxicas e nocivas, o que pode agravar o quadro, levando o paciente a ter alergias mais graves, acompanhadas de tosse e dificuldade de respirar.

Prevenção

Para evitar o contagio por meio do parasita causador o bicho-geográfico as pessoas devem ficar atentas a higienização dos locais com mais foco de infecção: parques, areias da praia e quintais. Além disso, deve evitar andar descalço em lugares onde cães e gatos dejetam suas fezes, assim como, levar os pets no veterinário para que este avalie o animal. Outra forma de prevenir a contaminação é incentivando as pessoas que passeiam com os seus animais de estimação a recolher as fezes e exigindo do município limpeza adequada das ruas, praias e parques.
Aqui em casa estamos fazendo o tratamento com uma pomada, graças a Deus está no começo e estamos cuidando para que não cresça....
Agora cuidado redobrado com as brincadeiras na areia ;)


6 comentários :

  1. Eu vi um dia desses no bem estar, tem que ter cuidado mesmo.
    Te desejo uma semana abençoada!

    Beijosss!

    Blog: Caio, o melhor presente

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus amiga melhoras pro pequeno.

    Sorteio no Blog Papo de Mãe em parceria com a Aroeira Brinquedos Educativos para participar é simples:
    Sigam as regras e preencham o formulário.
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2014/02/sorteio-aroeira-brinquedos.html

    ResponderExcluir
  3. Oi vi seu blog na agenda dos blogs acho essa ideia da Magda genial vc ñ acha?
    Melhoras para seu filho.
    Eu me lembro desse tal bicho geográfico e minha mãe matava com gelo, mas isso era antigamente né?
    Hoje já existem pomadas pra tudo.
    Obrigada por compartilhar, é bom para que as mamães fiquem atenta com seus filhos, principalmente as de primeira viajem.
    Já te seguindo deixo meu link caso queira me visitar.
    Abraços e melhoras para o menino.

    http://celialima35.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ola! Obrigada por ler o meu post e fico muito feliz por deixar um comentário...
Muito Obrigada pela visita, volte sempre :)

Design: Acessórios e personalizações de blogs| Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012