Agora vamos ter que fazer 3 exercícios com os pé dele para poder ajudar, ele vai ter que usar a palmilha ortopédica, e não pode mais ficar descalço quando estiver em terreno plano.
Exercícios.. 1° andar com as pontinhas do pé igual bailarina :]
2° andar apoiado somente no calcanhar.
3° andar somente com a lateral do pé, a lateral de fora.
Quando cheguei da consulta fui dar uma pesquisada na internet e encontrei vários artigos de ortopedistas falando do assunto e assim pude me informar um pouco mais a respeito do assunto.
O pé plano (como é conhecido no meio médico) se define pela ausência do arco normal da planta dos pés das crianças. Sem este arco, as crianças caminham apoiando toda a planta do pé no chão, quando deveriam apoiar somente a ponta, o calcanhar e a borda externa dos pés. Não é um problema grave, mas constitui uma das queixas mais frequentes em ortopedia infantil.
A primeira consulta com o ortopedista pediátrico deve acontecer por volta dos 2 anos, ou antes, a pedido do pediatra, ou quando a criança queixar-se de dor. Essa é a melhor forma de acompanhar a evolução da curva do pé - e de checar o desenvolvimento dos ossos em geral. o ideal é que a criança seja analisada por esse especialista uma vez por ano.
A maioria das crianças não apresenta sintomas, além do pezinho plano. Poucas irão reclamar de dor. Mas se seu filho não gosta de andar, pede colo a toda hora mesmo sem fazer esforço, conte ao especialista, pois isso pode ser sinal de alerta.
O diagnóstico de pé plano só pode ser feito após os 5 anos quando o desenvolvimento muscular da criança já está completo.
Acredita-se que, com ou sem tratamento, 10% da população adulta terá pé plano.
Clínica Infantil Reibscheid